Advertisement
Bartz
Bartz Klauser.png
Bartz Klauser
Perfil
Nome CompletoBartz Klauser
Títulos e ApelidosBatz;
Butz;
???
Aniversario/Idade6 de Dezembro; 20 anos
Signo ZodiacalSagitário
Local de NascimentoLix (Mundo dos Desenhos)
Altura176 cm
Peso58 kg
RaçaHumano
Posição e PapelBem
Herói
ClasseFreelancer
Knight
Mime
Outros
IdentidadePública
Familia/RelacionadosDorgann Klauser (Pai);
Stella Klauser (Mãe);
Boko (Pet)
Trabalho/OcupaçãoAndarilho;
Warrior of Light
RivalGilgamesh
ArquinimigoExdeath
Mestre(s)Dorgann Klauser
Gosta deAventura
OdeiaGrandes alturas
Interesse RomânticoLenna Charlotte Tycoon
RankA
ArmasBrave Blade (Espada)
Chicken Knife (Faca)
Excalibur (Espada)
Ragnarok (Espada)
Enhancer (Espada)
Ultima Weapon (Espada)
Outros
EnergiasKi
マナ Mana
Wind.png Vento (Afinidade)
Fire.png Fogo
Ice.png Gelo
Thunder.png Raio
Light.png Luz
Franquia OriginalFinal Fantasy (V)
ContraparteBartz Klauser (World of Final Fantasy)
Primeira ApariçãoXVII (125)*
Use a Final Fantasy Wiki para isso.

Bartz Klauser, Butz Klauser (バッツ・クラウザー Battsu Kurauzā) no Japão, é o principal protagonista de Final Fantasy V.

Após a morte de seus pais, Bartz se tornou um aventureiro junto de seu Chocobo Boko e os dois passam a explorar o mundo.

Na fanfic, Bartz foi somente mencionado por Gilgamesh, apontando a notável semelhança entre o jovem e Vinix, bem como Lenna e Lina.

Aparência

Bartz possui cabelos castanhos, olhos azuis, veste uma túnica azul, camisa e calça branca, botas verdes, e às vezes uma capa vermelha.

Algumas classes de Bartz usa como base outros personagens em design, como Dragoon sua armadura se parece com a de Kain Highwind de Final Fantasy IV, já como Mystic Knight suas roupas se parecem com a de Minwu de Final Fantasy II. Por outro lado seu design como Knight foi usado como base para o sprite do Warrior/Knight nos remakes de Final Fantasy I.

Personalidade

Bartz é descrito como "um simples andarilho". Ele começa sua aventura com nenhuma outra ambição além da exploração, pois isso é o que seu pai queria, e por isso ele inicialmente rejeitou o convite de Lenna para se juntar a ela. Sua consciência (junto com a intervenção de Boko) o faz mudar de ideia e, logo em seguida, os Cristais o tornam um Warrior of Light. Isso força Bartz a amadurecer e formar um senso de responsabilidade maior para com o mundo, assim como seu pai.

Apesar da gravidade da situação, Bartz mantém sua natureza descontraída e amigável, e permanece calmo ao ponto de ser brincalhão, muitas vezes comentando que os outros estão sempre "exagerando". Bartz se preocupa com seus amigos e ainda é afetado pela morte de seus pais, embora ele se esforce para verbalizar seus sentimentos.

Bartz tem medo de altura desde um incidente de infância ao brincar de esconde-esconde e quase cair do telhado de uma casa de dois andares.

História

Bartz nasceu na aldeia de Lix, onde morava com sua mãe Stella e seu pai Dorgann. A mãe de Bartz morreu quando ele ainda era jovem, e seu pai adoeceu e morreu quando Bartz tinha dezessete anos. Seguindo seu desejo de seu pai antes da morte, Bartz viajou pelo mundo e encontrou um chocobo separado de seu rebanho, a quem chamou de Boko, que se tornou o companheiro e corcel constante de Bartz.

Final Fantasy V

Três anos após a morte de Dorgann, Bartz viajava pela área de Tycoon quando um meteorito cai do céu. No local do impacto, ele encontra uma jovem, Lenna, sendo atacada por goblins. Ele a ajuda e eles encontram um velho amnésico chamado Galuf nos destroços do meteorito. Lenna explica que ela deve ir para o Santuário do Vento e Galuf se junta a ela quando ele percebe que ele está indo para lá também.

Bartz opta por continuar suas andanças, mas Boko o convence a ajudar Galuf e Lenna. Depois de um terremoto, Bartz resgata a dupla dos goblins novamente e se junta a eles em sua jornada para o Santuário do Vento, decidindo que seu pai gostaria que ele descobrisse o que estava acontecendo com os Cristais, embora Galuf diga que ele só está fazendo isso por causa da bela Lenna.

O grupo encontra uma caverna aberta pelo terremoto e, ao se aventurarem por ela, avistam um navio navegando sem velas. Eles chegam a um esconderijo pirata onde Bartz tenta comandar o navio pirata de propriedade do capitão pirata Faris. O grupo é capturado e durante seu cativeiro Bartz e Galuf descobrem a verdadeira identidade de Lenna como uma princesa de Tycoon. Faris permite que eles levem o navio para o Cristal do Vento, e enquanto param em Tule, os piratas reservam uma pousada e Bartz e Galuf ficam confusos com a beleza do adormecido Faris. No Santuário do Vento, antes que o Cristal se estilhace, eles encontram o Rei Tycoon que confia aos quatro uma missão para salvar os Cristais de um mal desconhecido, nomeando Bartz, Lenna, Galuf e Faris os Warriors of Light.

Eles encontram Zok, um velho amigo de Lenna, e pedem a chave do Canal Torna, mas Zok afirma tê-la perdido. Naquela noite, Bartz acorda se perguntando se seu pai gostaria que ele participasse de tal busca. Zok fala com ele e lhe confia a chave, acreditando que Lenna estaria segura com ele. Visitando o esconderijo pirata, eles encontram pegadas de chocobo. Bartz descobre que Boko tentou segui-los e ficou ferido, chegando aos cuidados do médico dos piratas. Bartz fica preocupado, embora o médico garanta que Boko ficará bem.

No Canal Torna, Karlabos ataca o navio dos heróis e Syldra (o dragão marinho "animal de estimação" de Faris que pode mover o navio mesmo quando não há vento) é sugada para um redemoinho. Bartz e Galuf impedem Faris de tentar segui-la. O navio segue para um cemitério de navios, onde Bartz e Galuf descobrem que Faris é uma mulher disfarçada, mas Bartz dá de ombros com a descoberta e não pensa nela de maneira diferente. Quando eles chegam ao litoral, Siren hipnotiza Bartz com a figura de sua mãe, mas Galuf os salva porque não consegue se lembrar da garota que Siren usou tentar engana-lo. Eles alcançam a Montanha do Norte e salvam Hiryu, o Wind drake de Lenna. Bartz demonstra seu medo de altura, mas Galuf o força a subir no dragão de qualquer maneira.

Quando Bartz e o grupo chegam ao Castelo Walse, eles avisam o Rei da destruição iminente do Cristal, mas o Rei recusa o conselho. Outro meteorito cai nas proximidades e um soldado avisa o Rei que o monstro Garula enlouqueceu. O grupo parte para a Torre Walse e derrota Garula, mas o Cristal da Água se estilhaça e a torre afunda no mar. Syldra resgata Bartz, Lenna, Galuf e Faris, mas o dragão marinho se esgota e se afasta na corrente. O grupo retorna ao meteorito Walse, onde Bartz descobre um teletransporte para outro continente. Eles chegam em Karnak apenas para serem presos pela guarda da cidade. Na prisão, Bartz e companhia encontram Cid Previa quando ele acidentalmente "foge" para a cela. Ele se apresenta como o inventor das máquinas de amplificação do Cristal, preso pela Rainha Karnak quando percebeu que a máquina estava danificando o Cristal e tentou interromper seu uso. O chanceler libera o grupo para que eles possam salvar a Rainha que está presa na Fire-Powered Ship que contém o volátil Cristal de Fogo. O grupo salva a Rainha, mas um soldado possuído destrói o Cristal e eles escapam por pouco da explosão que se seguiu.

Cid fica deprimido com seus erros e então Bartz e seus amigos procuram Mid Previa, o neto de Cid, que reside na Biblioteca dos Antigos. Eles explicam tudo para ele e Mid vai falar com seu avô. Mid e Cid trabalham juntos para reconstruir a Fire-Powered Ship e o grupo de Bartz sai para procurar o último cristal. Galuf, tendo recuperado parte de sua memória depois de testemunhar o relacionamento de Cid e Mid, sabe a razão pela qual os Cristais estão sendo destruídos: Exdeath, um feiticeiro de 1.000 anos de outro mundo que foi selado pelos Warriors of Dawn e pelo poder dos Cristais, está possuindo várias pessoas ao redor do mundo para destruir os Cristais e se libertar.

Com o wind drake, Bartz retorna à sua cidade natal, Lix, onde os habitantes da cidade ficam felizes em vê-lo, e o bardo que fixou residência em sua antiga casa permite que ele olhe ao redor. A velha caixa de música lembra Bartz da morte de sua mãe e naquela noite ele visita seu túmulo. Ele explica a Faris que seu pai, Dorgann, teria sido enterrado ao lado de sua esposa e grava seu nome na pedra.

Depois que o grupo procura pelo Cristal da Terra em Crescent, a Fire-Powered Ship afunda. Quando o grupo explora a floresta próxima, Bartz e Faris encontram um black chocobo e retornam à Biblioteca dos Antigos para explorar as Ruínas Ronka, onde encontram um Rei Tycoon possuído. Eles alcançam Catapult, uma instalação subaquática escondida, e encontram uma airship sob a Ilha Crescent quando as Ruínas de Ronka se transformam em uma estação de batalha flutuante. O grupo voa para lá com a airship recém-restaurada e involuntariamente destroem o guardião do Cristal. Rei Tycoon se prepara para destruir o Cristal, e enquanto Bartz e Galuf se preparam para lutar contra ele, Lenna e Faris ficam entre eles. A neta de Galuf, Krile, chegou em outro meteorito e atinge o Rei com um feitiço para quebrar o domínio de Exdeath sobre ele. A reunião que se seguiu é interrompida quando Exdeath chega, forçando o rei a sacrificar sua vida para salvá-los. Exdeath parte para o outro mundo e, enquanto o rei morre, ele pede que Bartz proteja suas filhas, Lenna e Faris.

Galuf, com sua memória totalmente restaurada, parte para seu mundo com Krile em seu meteorito e proíbe os outros de segui-lo. Bartz, Lenna e Faris não vão abandonar seu amigo, mesmo que isso signifique nunca mais voltar para seu mundo natal. Eles coletam adamantita dos quatro meteoritos por sugestão de Cid e Mid para usar seu poder restante para se teletransportar para o Mundo de Galuf.

Bartz, Lenna e Faris chegam a uma ilha deserta e, durante a noite, são atacados pelos sequestradores de Exdeath. Os três são levados para o Castelo de Exdeath e mantidos como reféns. Quando Bartz tenta enfrentar Exdeath, ele é empurrado para trás com um poderoso feitiço. Galuf faz seu exército recuar, salva os heróis do castelo e os quatro lutam contra o lacaio de Exdeath, Gilgamesh.

Após a batalha na Big Bridge, o campo de força do castelo lança o grupo para o continente de Gloceana. Bartz se desculpa por não ter sido de grande ajuda, mas Galuf ignora. Passando a noite em Regole, Galuf o tranquiliza de que suas ações salvaram seu exército da barreira (embora acidentalmente) e pergunta por que o seguiram, mas Bartz não consegue articular seus motivos. Eles chegam à Vila dos Moogle, onde Krile vem para recuperá-los em seu wind drake, levando-os ao Castelo de Bal, onde Bartz fica chocado ao descobrir que Galuf é um rei.

O wind drake de Krile está morrendo após a batalha e seu longo vôo, e o único lugar onde cresce a grama rejuvenescedora de dragões é Drakenvale, um lugar dito que ninguém sobreviveu. Embora os outros estejam desanimados, Bartz proclama que eles serão os primeiros. Enquanto procura pela grama do dragão, o grupo atravessa a cidade de Quelb e encontra Kelger Vlondett, que questiona sua lealdade e desafia Bartz para uma luta. Bartz repele o Ataque Lupino de Kelger e explica que seu pai, Dorgann, o treinou. Galuf e Kelger ficam chocados e revelam que Dorgann, junto com eles e o Rei Xezat, foram os Warriors of Dawn que selaram Exdeath e que Dorgann se recusou a retornar depois de forçar tal mal para outro mundo. Embora Dorgann e Stella nunca tenham dito a Bartz para não incomodá-lo, Bartz acabou seguindo seus passos de qualquer maneira.

Quando o sábio Ghido convoca o grupo, eles tentam visitá-lo, mas Exdeath afunda a ilha de Ghido. A frota de Xezat pega o grupo e eles se juntam para destruir a Torre da Barreira. Xezat fica preso no nível mais baixo e diz ao grupo para escapar sem ele enquanto a torre cai, e Bartz é forçado a deixar Galuf inconsciente para tirá-lo de lá.

Com o submarino usado para se infiltrar na torre, eles encontram o covil de Ghido em uma caverna submersa. Encontrando uma tartaruga dentro, Bartz cutuca-a até que ela fale, revelando-se o sábio. Bartz se desculpa, mas Ghido continua zombando dele. Ele diz aos guerreiros para irem para a Grande Floresta de Moore, na qual Exdeath parece estar interessado.

Quando eles entram na Árvore Guardiã, Exdeath força os Selos de Cristal a atacar o grupo para que eles os destruam para ele. Com os cristais liberados, Exdeath ataca o grupo com seu poder. Krile chega e tenta impedi-lo, mas ela cai em sua magia. Galuf luta contra Exdeath com todas as suas forças, forçando o feiticeiro a recuar. Embora o grupo tente curá-lo, Galuf morre e passa seu status de Warrior of Light e as habilidades que ele adquiriu dos Cristais para sua neta. O novo grupo corre para o Castelo de Exdeath, mas Exdeath os provoca por lutar sem saber quais são seus planos. Embora pareçam derrotá-lo, Exdeath quebra os Cristais.

O grupo desmaia e misteriosamente se encontram de volta ao Castelo Tycoon. Faris é recebida de volta como a princesa Sarisa, há muito perdida, e um grande baile é realizado para celebrar o retorno dela e de Lenna. Durante as festividades, Krile foge e Bartz a segue para ver como ela está. Quando ela diz a ele que o espírito de Galuf está dizendo para ela se apressar, Bartz decide investigar. Eles deixam as princesas para trás e Bartz procura Boko e o encontra não apenas curado, mas casado com uma chocobo chamada Koko com ovos a caminho. Bartz dá a Boko seus sinceros parabéns e os três continuam, mas caem em um buraco criado por um Antlion e são resgatados por Faris depois de prometer que nunca vão deixá-la para trás novamente. Eles encontram Ghido em sua caverna, que explica que os dois mundos se fundiram. Os mundos foram divididos para selar o Vazio, um poder destrutivo de origem desconhecida, mil anos atrás, e é isso que Exdeath busca. Exdeath aparece diante deles, e embora Bartz e Faris tentem lutar contra ele, apenas Ghido pode se igualar a ele, mas não é o suficiente para impedir Exdeath de usar o poder do Vazio. Ele consome o Castelo Tycoon com Lenna ainda dentro.

Em seu caminho para buscar o primeiro tablet para destravar as lendárias Armas Seladas para ganhar força para enfrentar Exdeath, o grupo passa pela Árvore Guardiã e faz uma pausa para lamentar as pessoas que perderam. Eles decidem derrotar Exdeath e não permitir mais sacrifícios. Depois de recuperar o tablet da Pirâmide de Moore, eles encontram Lenna sendo possuída por Melusine, um Demonônio do Rift que a força a atacá-los. Acontece que o wind drake de Lenna a salvou do Vazio, e depois que Hiryu a libertou da possessão, Bartz, Faris e Krile destroem o demônio e Lenna se junta a eles. Assim que eles embarcam em seu airship, Exdeath usa o Void para consumir Lix e vários outros lugares. Ao ver sua cidade natal sendo sugada por um buraco negro, Bartz fica furioso e leva a airship ao seu limite e quase a destrói até que os outros o acalmem.

Depois de coletar as doze armas seladas, Bartz, Lenna, Faris e Krile entram na Interdimensional Rift, onde lutam contra os Demônios do Rift e Exdeath, auxiliados pelos espíritos do Rei Tycoon e dos Warriors of Dawn. Embora o Vazio transforme Exdeath em Neo Exdeath, os Warriors of Light prevalecem. A reforma dos Cristais e os lugares ocupados pelo Vazio são restaurados. Bartz retorna a Lix para visitar o túmulo de seus pais e mais tarde retoma seu estilo de vida de andarilho. Um ano depois, ele se reúne com os outros Warriors of Light na Árvore Guardiã, onde eles decidem continuar protegendo os Cristais como Warriors of Light.

Dissidia 012 Final Fantasy

Bartz é um dos heróis convocado por Cosmos para lutar em um interminável ciclo de batalhas contra os guerreiros de Chaos. O ciclo das batalhas faz Bartz perder as memórias de seu mundo original.

Durante um ciclo desconhecido da guerra, Bartz se encontra na Interdimensional Rift, onde é pego de surpresa por Gilgamesh, de quem não consegue se lembrar devido à natureza dos ciclos da guerra. Gilgamesh o convence a lutar, e Bartz vence. Embora Bartz o avise, Gilgamesh é sugado de volta para o Rift enquanto jura retornar para uma revanche de verdade algum dia.

Enquanto Bartz está procurando um tesouro com Laguna e Jecht, Bartz desafia Laguna, desejando aprender como imitar suas habilidades. Laguna aceita e os dois batalham, Laguna usando repetidamente seu ataque Ragnarok Blade. Bartz aprende a copiá-lo e desafia Jecht a testar o movimento e aprender os ataques de Jecht também. Jecht o ignora e diz a Bartz que ele o ensinará mais tarde, já que seus ataques são mais difíceis de imitar.

Mais tarde, Bartz acompanha Zidane e Squall para se encontrar com Kuja, acreditando que ele é um guerreiro de Cosmos que raramente é visto antes de sua identidade ser revelada, e Kuja expulsar os três. Bartz é posteriormente atacado por Kain e encontrado por Lightning. Bartz revela a identidade de seu atacante antes que Kain o leve embora.

Dissidia Final Fantasy

Após a derrota dos guerreiros de Cosmos contra os guerreiros de Chaos, Cosmos é fatalmente ferida e como ultima esperança de vitória seus guerreiros devem seguir seu próprio caminho para encontrar seu cristal.

Depois que Squall salva Bartz e Zidane dos manikins, ele é convidado a vir procurar os cristais juntos. Squall fica mais confortável sozinho e os três se separam. Bartz dá a Squall uma pena de chocobo como amuleto de boa sorte, fazendo Squall prometer devolvê-la no próximo encontro.

Desejando tornar sua missão um pouco mais divertida, Bartz e Zidane se propõem a competir para ver quem obterá seu cristal primeiro. A competição é interrompida quando Bartz cai em uma armadilha que Kefka planejou para Zidane, e depois que Bartz recupera a consciência, encontra-se na Land of Discord. Ele foge depois de ouvir uma conversa entre Kefka e Kuja sobre o plano para atingir Zidane. Mais tarde, Bartz ouve uma discussão entre o Imperador Mateus, Ultimecia e Sephiroth sobre os companheiros vilões que lutam apenas pela destruição. A princípio Bartz pensa que o Imperador e Sephiroth estão lutando por Ultimecia; quando os vilões percebem a presença de Bartz, ele foge.

Bartz encontra um cristal e o rouba de Exdeath sem pensar duas vezes. Bartz encontra Golbez e luta com ele, embora ele tente avisá-lo que o "Cristal" é uma armadilha. Bartz percebe que é tarde demais depois de usar a pedra de teletransporte para escapar para as Shinryu Isles, e encontra Squall e Zidane. Enquanto Bartz mostra seu "Cristal" para Zidane, este é teletransportado até Kuja. Retornando à Land of Discord para encontrá-lo, Bartz se culpa quando Squall devolve a pena de chocobo antes que Exdeath chegue. Bartz, cansado de correr, o derrota e a pena do chocobo se transforma em seu cristal. Zidane os alcança, tendo também obtido seu cristal.

Algum tempo depois, se reunindo com os outros guerreiros e Cosmos, Tidus pergunta o que Bartz se lembra de seu mundo natal. Bartz só se lembra da pena e do conselho sobre não se preocupar com coisas sobre as quais não tem controle. Tidus acha que o conselho deve ter sido de uma garota, mas Bartz explica que ouviu de um velho. Bartz depois fala com o Warrior of Light sobre qual seria o nome do guerreiro.

Percebendo que Cosmos sacrificou sua vida permitindo que Chaos a destruísse e deixando a ultima esperança do mundo em suas mãos, os guerreiros lutaram contra seus respectivos inimigos mais uma vez antes de derrotar o próprio Chaos. Depois de se encontrar perto do Castelo Cornelia no World A, Bartz retorna ao seu mundo desaparecendo em uma floresta enquando diz aos seus amigos que, quando alguém está se divertindo muito, o tempo voa.

The King of Cartoons XVII

Apesar de não aparecer na história em si, Bartz é mencionado por Gilgamesh que constantemente confunde Vinix com o jovem, indo longe o suficiente para achar que a "Lina" que Vinix menciona na realidade é a princesa Lenna.

Dissidia Final Fantasy NT

Bartz é involuntariamente convocado de volta ao World B como campeão de Materia. Enquanto enfrentava Exdeath no Interdimensional Rift, Bartz é emboscado por Sephiroth, mas é salvo pela chegada oportuna de Cloud. Bartz fica confuso por poder se lembrar de Cloud, o que o leva a lembrá-lo de que sua lembrança serve como evidência de que uma nova guerra começou, para grande aborrecimento de Bartz. Depois que os dois se enfrentam contra seus arqui-inimigos, Sephiroth e Exdeath recuam enquanto os planesgorgers começam a destruir a área, e Cloud e Bartz são sugados por um portal.

Chegando em uma ilusão de Eden, Bartz expressa alívio por Cloud se lembrar dele e declara que ele retém não apenas a memória de sua casa, mas todos os ciclos dos quais fez parte. Enquanto eles viajam de volta para a torre de Materia, Cloud o informa sobre a identidade de Materia e a razão pela qual eles foram convocados de volta para o World B. Como a dupla acaba perdida, eles decidem esperar em Alexandria por ajuda assim que Shantotto cai de outro portal. Bartz fica perplexo com a identidade e atitude de Shantotto, mas fica muito feliz quando Cloud pede a ajuda de Shantotto para retornar à torre de Materia.

Bartz se apresenta à deusa e a informa sobre os planesgorgers que estão drenando a energia de batalha do mundo. Materia pergunta por que seus campeões simplesmente não os eliminam, antes que Shantotto entre em ação e abra as comunicações com Spiritus. Depois de serem informados da situação, os heróis e antagonistas concordam em encenar uma batalha uns contra os outros para atrair Shinryu, a verdadeira causa da perda de energia no World B.

Quando o Warrior of Light dá um discurso sobre como eles devem unir forças, Bartz diz a Exdeath que é apenas por enquanto, para o qual Exdeath simplesmente grunhe e coloca a mão no punho de sua espada. Durante a luta, Bartz ataca Golbez com uma lança, mas Golbez a desvia e manda grandes pedras voando em direção a Squall. Ele auxilia Squall contra Jecht, embora ele facilmente lide com os dois. Assim que a energia da batalha invoca Shinryu, Bartz participa de um ataque conjunto contra o dragão, mas é repelido quando Shinryu revela sua verdadeira forma em uma potente explosão de poder. Assim que os guerreiros recuperam a compostura, eles trabalham juntos para derrotar Shinryu.

Os moogles dão a Bartz um cristal para hospedar suas memórias para Materia usar nos novos ciclos de guerras. Com um doppelgänger de cristal de si mesmo para servir em nome de Materia, Bartz então é mandado para casa.

Poderes e Habilidades

Antes dos eventos de Final Fantasy V começar, Bartz já possui uma Broad Sword indicando que ele já possuía alguma experiência no uso de espada provavelmente ensinado por seu pai.

Como todos os outros protagonistas de Final Fantasy V, Bartz pode mudar de classe de acordo com o poder dos cristais que tiver em mãos. No total ele é capaz de mudar para 25 classes e, após obter experiência o suficiente com elas, pode utilizar algumas de suas habilidades mesmo em sua forma base (Freelancer).

Em materiais mais antigos a classe assinatura de Bartz é Knight, provavelmente para seguir a tradição dos protagonistas de Final Fantasy até então e por sua arma assinatura Brave Blade. A partir de Dissidia Final Fantasy a classe assinatura de Bartz passa a ser Mime, por ser o diferencial de Final Fantasy V se comparado aos outros jogos da franquia.

Como Mime, Bartz é capaz de utilizar habilidades das outras classes, embora essa individualidade não seja exclusiva dessa classe e também pode ser herdada por Bartz como Freelancer de uma maneira mais eficiente. Em Dissidia, Bartz pode usar as habilidade mimicas para reproduzir diversos ataques de outros protagonistas de Final Fantasy, mesmo aqueles sem uma classe perfeitamente definida (Como Cloud, Squall ou Tidus).

Bartz também já apareceu em outras mídias fora de FFV como Dancer e Samurai.

Formas e Transformações

Músicas

Galeria

Final Fantasy V

Dissidia Final Fantasy

Dissidia 012 Final Fantasy

Theatrhythm Final Fantasy

Final Fantasy All the Bravest

Pictlogica Final Fantasy

Final Fantasy Record Keeper

Final Fantasy Brave Exvius

Dissidia Final Fantasy NT

World of Final Fantasy

Dissidia Final Fantasy Opera Omnia

Puzzle & Dragons

Monster Strike

Outros

Trívias

Bartz and the Prince.png
  • Bartz é o personagem de Final Fantasy preferido do autor da fanfic (Junto de Warrior of Light, Zack Fair e Tidus) bem como Final Fantasy V é seus Final Fantasy preferido.
    • Apesar de já conhecer o jogo por volta do começo dos anos 2000, o motivo de Bartz não ter sido inserido na história por um longo tempo é, inicialmente, a dificuldade de entender o RPG em inglês e mais tarde por esperar que Bartz e outros personagens de FFV aparecessem em Kingdom Hearts. Após a decepção com Kingdom Hearts III (E as mudanças na série RPG diminuindo drasticamente a presença de personagens de Final Fantasy), a presença de Bartz na fanfic independente de KH é bem alta, sendo primeiramente mencionado em TKOC XVII.
  • Existem muitos paralelos entre Bartz e Vinix bem como Lenna e Lina (E em menor grau Boko e Pichu), isso é consequência do autor ver Final Fantasy V como um "Starter Pack" para histórias fantasiosas, com o jogo possuindo todos os elementos mais básicos e clichês. Com Bartz sendo o típico herói aventureiro e Lenna a típica princesa frágil. Esse paralelo é mais tarde satirizado em TKOC XVII e, apesar da possibilidade de Lenna ser uma versão paralela direta de Lina (E por extensão Hinagiku), Vinix e Bartz tem atitudes parecidas por coincidência já que Vinix é do Mundo Real, embora qualquer relação com Red ainda é desconhecido.
    • De forma semelhante ao que Bartz Klauser é para Vinix, Adol Christin é para Jet e, de uma forma um pouco mais literal, o que Asbel Lhant é para Sky Seraph.
    • Não sendo algo intencional, Vinix e Lina possuem uma característica invertida de Bartz e Lenna. Enquanto Bartz possui acrofobia (Medo de altura), é Lina quem compartilha essa característica e não Vinix (Embora Vinix tivesse um notável medo de altura quando criança).
Advertisement