Advertisement
Ki
Ki.jpg
Chi/qi
Nome
Kanji
RōmajiKi
Literal EnglishSpirit
Dados
InventorVida
DebutTKOC1, Ch01
ClassificaçãoEnergy Type
ElementoVários
RankS
ClasseEnergia
UsuáriosVários

Ki (気 "Kee", lit. "Espírito"), também conhecido como Chi ou qi é um tipo de energia utilizado principalmente na franquia Dragon Ball e essencialmente usa o conceito de Chi do elemento cultural Chinês e de Artes Marciais.

Em The King of Cartoons o Ki é a energia mais comum que os seres vivos desenvolvem e portanto, a mais utilizada pelo elenco.

Origem

Ki também é conhecido como "energia latente" ou "poder de luta", que se traduz diretamente como "força vital".

Essa força é uma energia tangível dentro de cada ser vivo, com seu foco principal no centro do corpo. Ao traze-lo para fora, um indivíduo é capaz de manipulá-lo e usá-lo fora do corpo.

Ki pode ser usado para muitas técnicas diferentes. Como existem limites físicos para a força do próprio corpo, é necessário aumentar o ki para superar essa barreira e tornar-se mais forte. Normalmente, quanto mais concentradas são as massas, mais tempo o usuário precisa para extraí-las ao energizar.

Quando os lutadores concentram o ki, eles são capazes de ganhar força, velocidade, resistência e aumentar o poder de seus ataques para infligir maiores danos aos oponentes. Normalmente, quanto mais o ki é aumentado, mais difícil é de controlar, então o controle do ki também é importante. A energia pode ser perdida quando o usuário sofre lesões.

Composição

O Ki é composto por três partes:

  • Genki (元気 lit. "Vigor")
  • Yūki (勇気 lit. "Coragem")
  • Shōki (正気 lit. "Mente")

Tipos de Ki

  • Ki Normal - Um tipo de ki que é usado por qualquer um. Também é chamado Genki (o mesmo que o componente listado anteriormente). A aparência desse tipo de ki geralmente é uma aura branca ou azul em torno do usuário, mas pode variar dependendo até mesmo da preferência da pessoa e de transformações. Esse Ki pode ser complementado com forças do bem, por lutadores sem intenções malignas. Algumas técnicas como Genkidama, precisam de um Ki bondoso para poder ser usado.
  • Ki Maligno (邪気 Jaki, lit. "Malícia") - Um tipo particular de ki que é manifestado por seres com corações malignos. Geralmente os vilões têm esse tipo de ki. Essa natureza do ki pode ser mudada se o usuário não tiver más intenções, como no caso de Vegeta que acabou se tornando uma boa pessoa. A aparência deste tipo de ki é geralmente uma aura negra, roxa ou vermelha, mas também pode dependente da preferência do usuário.
  • Ki Divino (神の気 Kami no Ki, lit. "Energia de um deus") - Um tipo especial de ki usado por seres divinos. O ki divino é muito superior ao ki normal, no entanto, uma quantidade suficientemente grande de ki regular pode superar um usuário de ki Divino como no caso de Jiren. O fato do Ki divino estar em um patamar muito acima, usuários de Ki normal geralmente não conseguem sentir o poder do Ki divino. A aparência é diferente dependendo do usuário.
    • Ki de deus da destruição - Deuses da Destruição têm um tipo especial de Ki Divino abastecido por seu próprio "Hakai". A aparência é de uma aura roxa delineando o usuário.
    • Ki Divino Maligno (神の邪気 Kami no Jaki, lit. " Malícia de uma Divindade") - Um tipo de ki que combina as propriedades do Ki malígno e do Ki Divino. A aparência deste tipo de ki é uma aura negra em torno do usuário.

Quantidade

A quantidade de ki varia dependendo do indivíduo. Geralmente os seres não treinados têm muito pouco ki. O treinamento pode aumentar muito a quantidade de ki. A quantidade de ki é geralmente relacionada ao Poder de Luta, quanto maior a quantidade de ki, maior o nível de poder do usuário.

Embora o Ki Divino seja claramente superior ao ki normal, um ki normal suficientemente potente pode rivalizar com ele, como no caso de Jiren, um mortal tão forte que nem mesmo um Deus da Destruição pode derrotar, principalmente por causa de sua quantidade monstruosamente gigantesca de ki.

Se o ki for grande o suficiente, pode afetar o ambiente, como gerar rajadas de vento poderosas, sacudir o chão (até mesmo o planeta) ou até mesmo destruí-lo.

Para que alguém seja capaz de receber ataques de um inimigo sem sofrer nenhum dano, ele deve possuir o dobro do poder de seu inimigo.

Aparência

Ki é descrito como invisível, mas pode ser visível em altas concentrações ou de outras formas. Quando visível, vem em uma variedade de cores. A cor mais comum da série é branca e azul; outras cores incluem amarelo, vermelho, roxo, laranja, verde, rosa e preto. Essas cores variam de raça, na técnica usada, nas espécies que o personagem é e/ou na pureza do coração do usuário. Também pode assemelhar-se a faíscas elétricas ou mesmo faíscas de luz.

Aura

Auras de ki irradiam do usuário ao aumentar a concentração dentro do corpo. Guerreiros (excluindo máquinas e alguns ciborgues) têm um limite para o ki que seus corpos podem suportar, mas a capacidade de ki pode ser aumentada através de treinamento mental e físico. Algumas técnicas (como o Kaioken) aumentam rapidamente a concentração de ki no corpo, permitindo que o usuário lute em um nível de força que excede seus limites normais por um período limitado de tempo. Auras podem deslocar a matéria sólida.

A cor e a aparência geral do ki de uma pessoa podem variar dependendo da raça do ser (como acontece com os mortais cujas auras são simples, e a maioria delas até transparentes; ao contrário dos deuses, cujo ki as auras são mais complexas e detalhadas) ou o tipo de personalidade e alma que a pessoa tem.

As auras também indicam quando o ki da pessoa atingiu um novo nível de poder.

Biografia

O termo ki foi introduzido pela primeira vez pelo Mestre Mutaito em um episódio de Dragon Ball, no qual Goku viaja de volta no tempo e aprende sobre o ki.

O primeiro uso é visto quando o Mestre Kame executa a técnica de energia chamada Kamehameha para extinguir o fogo na Montanha do Fogo: ao atrair sua energia ki para as palmas de suas mãos, Kame é capaz de expulsar uma massa explosiva de ki visível. Este foi o nascimento dos ataques de energia em Dragon Ball.

Em The King of Cartoons o Ki e seus ataques de energia foram introduzido imediatamente no primeiro capítulo, naturalmente por já ter a presença de um experiente Goku. Similar ao Kamehameha em Dragon Ball, o Soco Imortal foi a primeira técnica de onda de energia introduzida na história.

Uso

Ataques de Ki

Ver: Rajada de Ki e Onda de Ki

Ki pode ser usado para melhorar as habilidades de combate do usuário. Geralmente para aumentar sua força. Usuários avançados de Ki também podem emitir plasma de seus corpos na forma de feixes, esferas ou explosões.

Transformações

Dependendo de sua herança genética, alguns seres são capazes de se transformar. No entanto, nem todos os seres são capazes de se transformar à vontade; em alguns casos, deve haver certas condições ambientais requeridas para a sua transformação (isto é, a luz da lua para a transformação de Oozaru, ou a sublevação emocional para os Super Saiyajins na primeira vez). Transformando, uma pessoa pode mudar os limites de seu corpo normal. Os efeitos das transformações geralmente incluem alterações na força e na capacidade do ki. Alguns outros efeitos podem incluir diferenças de velocidade e durabilidade. A transformação mais comum é a transformação Super Saiyajin, que só é acessível a certos Saiyajins e Híbridos. O aspecto negativo da maioria das transformações é que o próprio processo consome energia. O efeito da perda de energia ao lidar com as transformações do Super Saiyajin pode ser limitado ou mesmo anulado por meio de treinamento.

A transformação nem sempre é destinada ao aumento de habilidades. Sabe-se que alguns seres se transformam para limitar suas habilidades em vez de aumentá-las. Um exemplo disso é Freeza, que foi visto pela primeira vez em um estado reprimido, sendo que sua quarta forma era sua forma original, e a forma em que ele é visto pela primeira vez era na verdade uma transformação. Cell demonstrou uma habilidade similar quando voltou a um estado larval para se encaixar na Maquina do Tempo do Trunks e economizar energia durante o tempo que ele teve que esperar pelos Androides.

Controle do Ki

Ao ganhar perfeito controle sobre o ki e impedir que qualquer um deles vaze do corpo, um lutador é mostrado capaz de se tornar exponencialmente mais poderoso. Quando Vegeta alcançou o controle perfeito de ki treinando com Whis ele alcançou o poder de Goku e conseguiu se mover quando estava dentro de um campo de ki divino que não conseguia antes quando não controlava perfeitamente seu ki.

A forma Super Saiyajin Blue, embora consistindo principalmente de ki divino, depende muito do controle do ki para ser alcançada. Goku e Vegeta são capazes de abaixar livremente ou aumentar seu poder em suas formas SSJB, desde que eles estejam relaxados, e formas como a Kaioken podem ser combinadas com a forma sem problemas.

Até mesmo a forma Frieza Dourado precisava de um controle de ki adequado para mantê-la com segurança e manipular perfeitamente seus ataques baseados em energia com extrema eficiência; caso contrário, sua energia cairia radicalmente e gradualmente, ao ponto de a versão não-aperfeiçoada iria perder sua eficiência em combate.

Isso pode ser alcançado através de treinamento físico ou mental.

Sentir Ki

Um usuário com controle de Ki suficiente, eventualmente, aprende como sentir isso, sendo capaz de sentir a localização, quantidade e tipo, quanto mais forte e mais próximo o inimigo, mais poderosa a sensação. Além disso, se um ki é muito poderoso, ele pode ser sentido de longe por pessoas treinadas para sentir energia.

Com treinamento suficiente, o usuário também pode ocultar seu Ki para que os outros não possam percebê-lo.

Fica implicito em diversos momentos que a sensação do Ki de cada individuo é de alguma forma diferente, como as digitais que é único para cada pessoa. Isso faz com que usuários de Ki consigam reconhecer o dono do Ki que estão sentindo mesmo a grandes distancias. Porém, um aumento e mudança radical no Ki, geralmente por uma transformação, pode confundir algumas pessoas.

Com treino suficiente, usuários de Ki também podem manipular sua energia para tornar irreconhecível para outros usuários caso queiram se disfarçar por algum motivo. Porém, se a pessoa não checar a forma do seu Ki periodicamente, o Ki vai voltar ao seu estado original, entregando sua identidade.

Também há locais que usam tecnologia ou barreiras mágicas para ocultar o Ki daqueles que estiverem dentro do local, efetivamente ocultando o paradeiro até mesmo para pessoas com tal habilidade de sentir Ki.

Duplicação

Existem alguns seres que têm a capacidade de replicar seu ki e distribuí-los em diferentes áreas. Até agora, o único lutador que é capaz de fazer isso é Hitto, como visto quando ele engana Goku com seu ki idêntico em várias áreas diferentes, distraindo Goku com essa abundância de diferentes níveis de energia.

Uso Defensivo

O Ki, uma vez dominado em um nível básico, carrega mais do que apenas poder ofensivo e tático. Enquanto a durabilidade de carne e ossos carregam um limite óbvio a extensão de um ki de lutadores não carrega estes limites. Como resultado, os lutadores podem aumentar sua resistência levantando a guarda para desviar ataques de ki, embora isso obviamente drene a energia. Abaixar os guardas pode resultar em danos muito maiores causados por ataques.

O levantamento de um guarda pode ser usado para bloquear ataques ainda mais poderosos que o usuário, embora isso possa ser extremamente perigoso e muitas vezes fatal.

Absorção de Ki

O Ki pode ser colhido de outros seres e usado por outros de várias formas.

A primeira é a Absorção de Energia, na qual drenam o ki de outro ser para aumentar o seu próprio. Outra é coletar o ki de outros para realizar uma tarefa que requer muita energia, como liberar Majin Boo de seu selo, que leva as Forças de Babidi a procurar por seres com altos níveis de poder para adquirir sua energia para libertar Majin Boo.

Em TKOC, não é anormal torneios serem usados por seus anfitriões para absorver a energia dos lutadores (Incluindo o Ki) para concretizar seus planos ocultos.

Usuários

Em Dragon Ball, o Ki é utilizado por todo o elenco. Isso inclui Humanos, Saiyajins, Namekuseijins, Divindades, Androides, Demônios e várias outras raças.

Já em TKOC não são todas as pessoas que desenvolvem o Ki como energia principal, visto que existem vários outro tipos. Porém, o Ki é a energia mais comum de todo o universo da fanfic e a mais fácil (Mas não menos eficiente) de ser desenvolvida. Portanto, não somente os personagens de Dragon Ball e o elenco original da Fanfic acabam tendo o Ki como energia padrão, mas vários personagens de outras franquias que não possuem um nome definido para suas energias ou que utilizam o Chi/qi (Que é a base para o conceito de Ki em Dragon Ball e é considerado a "mesma coisa" no universo da fanfic).

Advertisement