FANDOM

Mundo dos Desenhos

Mundo dos Desenhos (アニメの世界 Anime no sekai) é o universo onde praticamente todos os personagens de mídia de animação existem. Nem sempre exatamente como nos é mostrado no mundo real. Este mundo é fortemente ligado à imaginação humana do mundo real, capaz até mesmo de influenciar grandes mentes ao ponto de reproduzirem grandes historia de maneiras diferentes.

É por isso que varias pessoas desse mundo são mostrados para nós como Desenhos Americanos, Animes e Games. Mas até mesmo uma pequena história na mente de uma criança que nunca irá ser mostrado ao mundo, tem a possibilidade de ser uma influencia de uma grande história do mundo dos desenhos.

Neste mundo, o fantasioso e o sobrenatural praticamente transbordam. É um mundo onde magias e criaturas especiais não foram abolidas pela sociedade.

Ao contrario do nosso mundo onde o Ser Humano tenta se manter em uma linha no meio do Bem e Mal. O mundo dos desenhos possui muitas pessoas que são extremamente boas, assim como existem as extremamente más.

Apesar de não ser perfeito em tudo, pode até mesmo se dizer que o Mundo dos Desenhos é um mundo mais feliz que o Mundo Real, onde, ao contrario da sua contraparte monótona, não parece rumar a própria destruição.

É um mundo que algumas pessoas do mundo real, gostariam de poder ir, pois aqui a aventura é infinita.

Exemplo de Personagens que vieram desse mundo: Quase todos os personagens de The King of Cartoons vieram desse mundo. Dos originais temos como exemplo Lina, Vicious e Matt, além dos personagens que conhecemos por outras mídias.

Geografia

O Planeta Terra do Mundo dos Desenhos, apesar de se parecer com o do nosso mundo, tendo os mesmos continentes e eventos históricos no passado. Possui um tamanho muito maior, tão grande quanto suas milhares de histórias. Contendo muito mais continentes, ilhas, locais inexplorados.

Uma característica em particular deste mundo são as "regiões", territórios vinculados a certos países, mas que não necessariamente precisa se encontrar no mesmo continente, similar as antigas Colônias do Mundo Real, porém, as regiões são de certa forma mais independentes e podem ou não conter a mesma cultura do país que estão vinculadas.

Abaixo algumas regiões e os países que estão vinculadas:

Nas regiões citadas acima, de Kanto até Alola, são regiões que se focam principalmente no esporte popular de batalhas Pokémon. Enquanto outras como a região Bushi, é uma região japonesa de cultura arcaica onde se passava certos eventos como Samurai Shodown e Naruto.

Existem certas regiões onde se concentra diversos reinos, uma região onde a cultura da monarquia ainda sobrevive. É bem próxima de outra região que também contém vários reinos, mas que a população num geral é constituída de magos. A região é vinculada a Inglaterra e a maioria das criaturas místicas e mágicas vivem nesta região por se assemelhar mais a época onde a humanidade os aceitavam.

Cultura e Política

A cultura do planeta Terra do Mundo dos Desenhos é quase a mesma do Mundo Real, porém, com diversas coisas a mais.

Viajar para um País famoso no Mundo dos Desenhos pode ser uma experiência similar a ir para esse mesmo País no Mundo Real. Porém, muitos locais do Mundo dos Desenhos ainda adotam o estilo medieval, com reinos, reis, príncipes e princesas mesmo nas eras mais atuais. Similar a isso, existe uma região do Japão onde a cultura reflete bem a antiga cultura Japonesa, com Ninjas e Samurais.

As leis, apesar de mudar de acordo com o País, são notavelmente diferentes das do Mundo Real. O que seria pirataria no Mundo Real, é legalizada no Mundo dos Desenhos mostrando que as empresas desse mundo são mais aberta com a sociedade.

Algumas leis que são flexíveis no Mundo Real, são mais rígidas no Mundo dos Desenhos. Assim como algumas leis mais rígidas no Mundo Real, são mais flexíveis no Mundo dos Desenhos.

Se aventurar pelo planeta é algo bem comum no Mundo dos Desenhos, devido ao grande índice de heróis e meta-humanos. Como já foi provado que guerreiros se desenvolvem melhor com liberdade em suas aventuras, foi criado o Código de proteção ao Herói e Aventureiro para evitar que o governo dos Países tentem se envolver ou ganhar controle sobre essas pessoas.

Geralmente quem cuida disso são os Barões dos Desenhos com a ajuda dos Sábios dos Desenhos, também responsáveis de cuidar e guiar o Rei dos Desenhos, um famoso herói que vem do Mundo Real com o destino de proteger o Mundo dos Desenhos de grandes ameaças.

Apesar do código de proteção, existiram casos que um governo tentou ignorar. Como foi o caso do Governo dos Estados Unidos que tentou criar a lei de registro de heróis, consequentemente dando início a guerra civil. Em TKOC essa ação não saiu ilesa, como essa lei quebrava o código, o governo americano teve que ser visitado pelos Barões para voltarem atrás com a decisão.

O índice de pobreza no Mundo dos Desenhos é menor que no Mundo Real, apesar de ainda assim, existir locais extremamente pobres.

Com tantos lutadores habilidosos, com superpoderes e criaturas extraordinárias, campeonatos de batalha se tornaram algo muito popular no Mundo dos Desenhos. Como as Batalhas Pokémon e diversos torneios de artes marciais como o famoso King of Iron Fist e King of Fighters.

Pode até parecer estranho, mas não é anormal ver pessoas céticas sobre poderes e magia no Mundo dos Desenhos, principalmente se elas moram em locais mais urbanos e não tem o costume de se aventurar em lugares mais desconhecidos. Isso é mais comum nas temporadas mais antigas da fanfic, já que com a Internet e globalização passa a ser mais fácil as pessoas terem conhecimento desse aspecto especial do mundo.

Ciência e Tecnologia

A tecnologia é muito mais avançada que a do Mundo Real, e sua velocidade de evolução também. Os carros voadores previstos para existir no Mundo Real a partir do ano 2000, mas que nunca aconteceu, já existiam no Mundo dos Desenhos desde a década de 50.

A humanidade também já foi capaz de desenvolver Colônias Espaciais capazes de abrigar várias populações humanas no espaço, e a ideia só não continuou por diversos conflitos.

Em diversos momentos vemos tecnologias como Maquina do Tempo e Teletransportador sendo produzidos por grandes gênios desse mundo. Tecnologia essa que no Mundo Real só parece ser possível na teoria, mas não houve sucesso na prática.

Os Robôs já são uma realidade da população do planeta e alguns deles, como os Reploids, já possuem Inteligência Artificial avançada o suficiente para terem livre arbítrio e sentimentos. Também há inteligências artificiais digitais extremamente desenvolvidas, criadas diretamente ou indiretamente pelos humanos.

Na idade média, já se tinha tecnologia bem mais avançada que o normal, como os notáveis Airships.

A tecnologia e maquinaria em certas regiões desse mundo são diferentes do conceito moderno de maquinaria que temos no Mundo Real. A ciência é semelhante às antigas ciências do mundo real, como o flogisto e aether, e, ao contrário do mundo real, essa ciência funciona.

Uma das recentes diferenças entre a ciência do Mundo dos Desenhos e a do Mundo Real, é que no Mundo dos Desenhos os Dragões são a evolução natural dos Dinossauros e não as aves. Não somente isso, mas Plutão ainda é considerado um Planeta no Mundo dos Desenhos. Algumas pessoas do Mundo dos Desenhos sabem sobre, supostamente, a ciência do Mundo Real apontar as aves como evolução dos grande lagartos ou o rebaixamento de Plutão, para eles nada disso faz sentido e supõe que os cientistas do Mundo Real são burros ou ignorantes.

Raças

O Planeta Terra do Mundo dos Desenhos tem sua população composta por 75% de Humanos, 17% de Antropomórficos e 8% sendo outras raças (Como Elfos, Fadas, Duendes, Vampiros e entre outros).

Assim como no Mundo Real, os humanos são a espécie dominante e se encontram em praticamente todas as regiões do mundo. Porém, eles precisam conviver com outras espécies inteligentes (Um luxo que as pessoas do Mundo Real não possuem), sendo os antropomórficos os mais presentes.

Algumas outras raças, principalmente as mais místicas, preferem ficar isolados sem muita relação com os humanos.

Flora e Fauna

O Mundo dos Desenhos tem praticamente a mesma flora e fauna do Mundo Real, mas com diversas adições. Alguns animais já extintos no Mundo Real ainda existem no Mundo dos Desenhos, como é o caso do Leão-do-atlas.

O caso mais radical e conhecido são os Dinossauros, mas esta é uma situação especial onde Arale voltou no tempo e trouxe alguns dinossauros para o presente, resultando na humanidade tendo que coexistir com esses répteis nos dias de hoje. Antes disso os Dinossauros eram considerados extintos assim como no Mundo Real.

Como esperado, o Mundo dos Desenhos abriga diversos animais e plantas mágicas, muitos existentes nas lendas e folclores do Mundo Real. Temos como exemplos os Dragões, que apesar de raros nos dias de hoje, ainda existem. Muitas das espécies mágicas ficam isoladas (Por decisão própria) na região dos reinos onde possuem uma melhor convivência.

Formas

De acordo com Pernalonga, o Planeta Terra é somente uma das formas do Mundo dos Desenhos, simbolizando a união definitiva do mundo.

Quando o Planeta começou a ficar fragmentado por causa dos Heartless, Vinix questionou sobre o planeta estar sendo "danificado", mas Pernalonga corrige Vinix, dizendo que os pequenos "Mundos" que se espalharam pelo espaço é apenas uma outra forma do Mundo dos Desenhos, basicamente uma forma que ele teve a tempos atrás e talvez até sua forma inicial.

Mais tarde é revelado que Pangya é um fragmento da antiga forma do Mundo dos Desenhos quando era separado em vários mundos. Explicando porque ela é tão ligada ao Mundo dos Desenhos ao invés de ser um simples universo paralelo.

Contrapartes de pessoas do Mundo Real

Mundo dos Desenhos não é uma espécie de realidade alternativa onde existe versões de cada pessoa do mundo original, na realidade, somente pessoas muito especificas do Mundo Real acabam ganhando uma "versão" animada no Mundo dos Desenhos, elas normalmente são pessoas que fizeram alguma diferença no mundo (Fazendo com que a maioria dos ícones históricos tenham uma contraparte nesse mundo) ou em raras situações é uma simples pessoa famosa.

Abaixo alguns desses casos:

  • George Washington - O primeiro presidente dos Estados Unidos do Mundo dos Desenhos. Ele cumpre o mesmo papel que sua contraparte do Mundo Real. Porem, aqui ele parece ter uma grande obsessão em cortar madeira, não conseguindo se controlar direito.
  • Abraham Lincoln - O 16º presidente dos Estados Unidos do Mundo dos Desenhos. Ele cumpre o mesmo papel de sua contraparte do Mundo Real. Mas ele demonstra uma perturbadora personalidade de fazer estranhas frases de efeito que são capazes de fazer algumas pessoas terem medo dele. Ele foi revivido no tempos atuais por Puro Osso e eventualmente morreu em 2005.
  • Billy Gates - Bill Gates do Mundo dos Desenhos. Ele foi um dos afilhados de Cosmo e Wanda nos anos 70. Ele não só criou a Microsoft como é possível que no Mundo dos Desenhos ele tenha sido um dos "fundadores" da Internet.
  • Adam West - Adam West do Mundo dos Desenhos. Aqui, Adam West é um ator com sérios problemas de levar seus papéis longe demais, acabando por mesclar eles com a vida real. Primeiramente em seus encontros com Johnny Bravo, ele demonstra uma personalidade calma e amigável, porem, que acreditou muito fácil que a mãe de Johnny estava em um perigo de alto nível como em seus filmes, sendo que na realidade, ela só tinha se atrasado nas compras. Isso levou as ações de Adam a colocar ele e Johnny em várias enrascadas e terminando por ser preso. Já em seus encontros com Timmy Turner, temos um Adam West mais velho, não tão bem sucedido como ator como antigamente, ele acredita seriamente que é o próprio Homem-Gato, um herói fictício do Mundo dos Desenhos equivalente ao Batman no Mundo Real (Que sua contraparte real interpretou), e tenta combater o crime como se fosse um herói de verdade (Sendo que ele não é). Adam West no Mundo dos Desenhos parece ser mais jovem que sua contraparte no Mundo Real.

Franquias no Mundo dos Desenhos

A maioria das animações fictícias existem no Mundo dos Desenhos, mas elas nem sempre seguem o mesmo padrão de acontecimentos em suas histórias contadas no Mundo Real. O motivo disso varia, desde autores do Mundo Real acabarem desenvolvendo a história de forma um pouco diferente do que realmente aconteceu no Mundo dos Desenhos, até consequências de Reis dos Desenhos e outras pessoas do Mundo Real interferindo no rumo dos acontecimentos no decorrer dos tempos.

Abaixo algumas diferenças dessas franquias no Mundo dos Desenhos em relação ao Mundo Real.

Atenção: A lista abaixo leva em conta somente o Mundo dos Desenhos da série principal. Histórias que se passam em um universo paralelo e, consequentemente, em um Mundo dos Desenhos paralelo pode ter características diferentes.

  • Dragon Ball - Praticamente todos os fillers criados pela Toei Animation, principalmente os filmes, aconteceram de alguma forma nas aventuras de Goku e seus companheiros. Além disso, Dragon Ball Super pra frente, acontecem após os eventos de Dragon Ball GT.
  • Saint Seiya - Ao contrário do anime e mangá original onde a batalha contra o Santuário até Hades se passa no mesmo ano. Aqui existe um intervalo de tempo entre cada arco, podendo variar de um ano ou mais.
  • Mega Man - O intervalo de tempo entre cada série foi radicalmente diminuída para que Vinix possa participar da maioria delas.
    • Os 100 anos entre a série Clássica e série X foi encurtada para 1 ano, com 1999 exercendo toda a desconhecida transição para as duas séries. Ou seja, enquanto 1998 nós ainda tínhamos o Mega Man clássico na ativa, em 2000 X e Zero já desempenhavam seu papel como Maverick Hunters.
    • Naturalmente, Battle Network se passa em um universo paralelo. Mas a tecnologia dessa série também existe no universo principal, como os PETs. Algumas contrapartes dessa série também existem no universo principal, como Chaud.
  • Sonic the Hedgehog - Tudo num geral permanece a mesma coisa. Existe passagem de tempo, mas os personagens da série não envelhecem (Ao menos não nitidamente, fora suas passagens no design moderno) devido ao fato de serem Antropomórficos.
    • A maior mudança é recente, com Sonic Mania acontecendo de fato no passado do Sonic Moderno (Quando ele era Classic Sonic), ao invés de uma linha alternativa causada por Time Eater.
  • Kingdom Hearts - Apesar da história ser quase igual, todo o funcionamento do universo foi modificado para se adequar ao Mundo dos Desenhos. E certas características de KH foram encaixados no funcionamento do Mundo dos Desenhos.
    • Ao invés das histórias da Disney se passarem em mundos separados, elas ainda se passam tudo no Mundo dos Desenhos. Mas em 2006, o Mundo dos Desenhos foi fragmentado, gerando os "Mundos". O Mundo dos Desenhos voltou ao normal no final de 2007.
    • Como no Mundo dos Desenhos KH se passou em 2006, KH em 2007 e atualmente a história está em 2009, Sora será um ano mais velho do que ele é em KH3.
  • Castlevania - Quase toda a linha do tempo de Castlevania permanece intacta. Exceto a partir da batalha de 1999 até Dawn of Sorrow, onde tudo foi rearranjado para que Soma tivesse uma idade próxima a de Vinix. Ao invés de Aria of Sorrow se passar em 2035, ela se passa em 2017, sendo assim a batalha final contra Drácula aconteceu em 1989 ao invés de 1999.
  • The King of Fighters - No Mundo dos Desenhos, KOF também possui passagem de tempo e portanto os personagens envelhecem aos poucos. Alguns personagens como Rugal Bernstein, Kula Diamond e Leopold Goenitz tiveram suas histórias expandidas para rumos que não possuem na franquia original.
  • Tekken - A história permanece praticamente a mesma, apenas há uma passagem relativamente maior de tempo entre alguns eventos dos jogos.
  • Pokémon - A história do anime é contada no Mundo dos Desenhos, mas ao invés da jornada de Ash Ketchum se passar no improvável mesmo ano, ela de fato se passa em vários anos. Apenas que Ash misteriosamente nunca envelhece. Consequentemente seus acompanhastes vão ficando mais velhos que ele, por mais que tenham tido a mesma idade em algum ponto.
  • Digimon - Digimon Adventure (E consequentemente Digimon 02 e tri.) é a história que se passa no Mundo dos Desenhos. A maioria de suas características estão intactas. Apenas que estranhamente Digimon Savers também se passa nesse mesmo mundo, apenas vários anos depois. As outras temporadas permanecem como universos paralelos.
  • Yu-Gi-Oh! - A história é praticamente intacta em relação a versão Anime. Mas o tempo entre os arcos é maior, visto que Yami Yugi permanece com Yugi por muitos anos até a temporada atual.
    • Yu-Gi-Oh! GX e 5D's tiveram sua passagem de tempo diminuída. Com GX se passando dois anos após o fim de DM ao invés de dez anos.
  • Hayate no Gotoku - Embora a maioria das coisas permaneçam a mesma. Tudo em torno da Hinagiku é diferente, pois aqui, Hinagiku é Lina Tenshi, que possui uma história completamente diferente por seu destino como Angel of Light.
  • K-On! - Em questão da escola e da banda, nada mudou muito. Mas tudo em relação a Mio Akiyama é diferente a partir do momento que ela aqui é na realidade Angeline Stars, que possui uma história completamente diferente a partir de seu encontro com Vinix.
  • Shining Force EXA e Shining Force Feather tem sua história radicalmente diferente, principalmente por seus acontecimentos se adequarem a arcos principais da fanfic e seus protagonistas terem uma história mais ligada ao lore de TKOC.
  • A grande maioria dos crossovers de games como Marvel vs. Capcom, Capcom vs. SNK, Namco X Capcom e entre outros realmente aconteceram. Apenas que a parte do lore que envolve universos paralelos não acontece, visto que esses personagens já compartilham o mesmo mundo naturalmente.

Para o resto do espaço

Dentro de todo o "universo" que compõe o Mundo dos Desenhos, existem diversas diferenças se comparado ao Mundo Real.

O sistema solar é idêntico, assim como toda a existência da via láctea. Porém o Mundo dos Desenhos possui algumas vantagens e diferenças históricas.

A Lua está completamente estável em torno da Terra, diferente da sua contraparte do Mundo Real que vai se afastando aos poucos a cada ano.

A morte do Sol é um problema ainda mais longínquo se comparado a versão do Mundo Real. Devido a diversas eventos no Mundo dos Desenhos, o tempo de vida do Sol foi resetado diversas vezes.

Como citado anteriormente, no Mundo dos Desenhos, Plutão ainda é considerado um Planeta. E isso é uma decisão importante, visto que diversas cerimoniais, habilidades e outros efeitos místicos são afetados pelo conjunto de Planetas "contando" Plutão. Por exemplo, algo que precise do alinhamento planetário só funcionará com Plutão incluso.

Vida Extraterrestre é uma realidade. Alguns Pokémon são descritos virem da Lua, além de evoluírem graças a pedras lunares. Embora essa possibilidade seja bem forte principalmente para Clefairy, muitas viagens até a Lua demonstra que o satélite natural é completamente desértico.

Há histórias de que as Sailors são reencarnações de princesas vindo de reinos que se encontravam em cada planeta do sistema solar. Embora isso possa até ser verdade para Sailor Moon, o resto é muito improvável e deve ser pura invenção, visto que alguns planetas são gasosos e impossíveis de abrigar vida sob qualquer hipótese mesmo no passado.

Fora do sistema solar, há diversos planetas que abrigam ou abrigavam vida. Dois dos heróis mais conhecidos da Terra, são na realidade aliens: Superman e Goku, vindos do Planeta Krypton e Vegeta respectivamente, porém, esses planetas foram destruídos a muito tempo.

Há outros casos como o planeta Namekusei que ainda existe (Embora sua população viva em uma segunda versão, visto que o primeiro foi destruído), onde vive os Namekuseijins.

O universo do Mundo dos Desenhos é classificado, dividido e acompanhado por diversas entidades e divindades.

Diferente de Dragon Ball, há apenas um "universo", tecnicamente infinito. O que é dividido em 12, são territórios de aglomerados de galáxias. Cada um desses 12 aglomerados possui seus próprios Kaioshins, Deus da Destruição, Anjo Atendente e Kaios.

Os 12 territórios possuem pares, ou seja, um território possui um território Gêmeo com os mesmos planetas e consequentemente as mesmas espécies (Porém, não as mesmas pessoas. Isso não deve ser confundido com um universo paralelo).

Um território de galáxias é dividido entre Norte, Sul, Leste e Oeste. Cada divisão contendo um Kaio e um Kaioshin.

Essas entidades citadas estão a comando de Zen'O, mas diferente de Dragon Ball novamente, Zen'O não é a entidade suprema do universo. Mas apenas uma das várias divindades que podem ou não fazer sua parte pelo universo. Como exemplo temos Arceus que criou Dialga e Palkia e esses dois costumam administrar os acontecimentos no tempo e espaço.

O universo como um todo (Ao menos até onde pode-se ser explorado), é divido em três reinos: Realm of Light, Realm of Darkness e Realm Between. Essencialmente todos os planetas se encontram no Realm of Light, enquanto o Realm of Darkness é um local escuro e praticamente desértico, lar somente de criaturas feitas de Trevas e movidas por instinto.

Quando a Terra por algum motivo muda para sua forma "dividida", em forma de vários "mundos", esses mundos se espalham pelo Realm of Light e pelo Realm Between (Esse é o único momento que esse reino abriga vidas, visto que ele fica na fronteira entre os dois reinos).

Ver Também

Stream the best stories.

Get Disney+