Advertisement

"Mas porque ele mudou desse jeito? Os Saiyajins só podem se transformar em macacos gigantes... O que é que significa isso?"
Freeza, em "Goku vingará todas as mortes!"

Super Saiyajin
SSJGoku.png
Perfil
Nomes AlternativosSSJ
SSJ1
SS
SS1
Super Saiyajin 1
Super Saiyajin Level 1
Primeira ApariçãoLife or Death (DB)
ClasseTransformação
Causa da TransformaçãoSaiyajin poderoso com grande quantidade de fúria em momento de necessidade
UsuáriosGoku
Vegeta
Trunks/Future Trunks
Gohan
Broly
Goten
Gotenks
Vegetto
Gogeta
Vinix
Leo
Lenix
Vicious
Vicix
Tecnicas SimilaresSuper form (Chaos Emeralds)
Jinchuuriki Forms
Valor Form
Armaduras de Ouro
Super Vinix
Nightmare Vicious
Mirage Leo
Angel of Light

Super Saiyajin (超サイヤ人 Sūpā Saiya-jin) é uma transformação avançada assumido pelos membros extraordinariamente poderosos da raça Saiyajin da franquia Dragon Ball. Seres humanos descendente de Saiyajins também podem atingir a transformação, embora seja necessário um meio externo (Como por exemplo, as Esferas do Dragão) para isso acontecer.

Personagens da fanfic que não são Saiyajins são capazes de atingir essa forma por métodos especiais.

Lenda

A capacidade de se tornar um Super Saiyajin já foi considerado ser nada além de uma lenda, uma vez que não havia sido realizada há mais de mil anos. Vegeta afirmou que um Super Saiyajin atingiu um nível de poder tão esmagador que podia só se manter em um estado transformado. Apesar de só ser contado através da lenda, Freeza, que foi considerada a ser mais forte do seu tempo, tornou-se paranoico sobre a possibilidade da verdade por trás da lenda devido ao poder cada vez maior da raça Saiyajin. Por causa desse medo, Freeza chegou à conclusão de que ele deveria aniquilar a raça Saiyajin, destruindo Planeta Vegeta, assim, aparentemente, provocando o fim da lenda Super Saiyajin. No entanto, 25 anos mais tarde, a lenda do Super Saiyajin foi provada ser verdadeira quando Goku conseguiu essa proeza durante sua batalha titânica contra o tirano mal, Freeza.

A transformação Super Saiyajin vem em resposta a uma necessidade, não um desejo. Em todos os casos conhecidos, a primeira vez que libera essa transformação foi por desespero ou indignação. Quaisquer outras condições são desconhecidas, e a motivação tende a ser diferente; por exemplo, Goku alcança a forma com raiva sobre o assassinato de seu melhor amigo Kuririn, enquanto Vegeta alcança a forma através de pura frustração em sua incapacidade original para alcança-lo, especialmente por Goku ser capaz de atingir. Durante o treinamento na Camara do Tempo, Goku informa a Gohan que se tornar um Super Saiyajin é ser alimentado por raiva e disse-lhe para imaginar Cell e, em seguida, Freeza (após Gohan afirmar que ele nunca tinha visto Cell) matando todos os seus amigos para que ele se transformar em um Super Saiyajin. Durante o treino dos Saiyajins, eles descobrem níveis desconhecidos além do primeiro nível Super Saiyajin. Os aumentos de energia de formas Super Saiyajin subsequentes são tão elevadas que na Saga Boo, a transformação original foi literalmente reduzida a uma "brincadeira de criança" (como afirmado por Vegeta, com ambos Goten e Trunks podendo se transformar e aproveitar o poder em uma idade tão jovem).

Na série principal, todos os Saiyajins vivos do sexo masculino conseguem atingir pelo menos o primeiro nível do Super Saiyajin. Nenhuma mulher Super Saiyajin foi vista no Anime ou Mangá de Dragon Ball. No entanto, é implícito que Pan tem o potencial de se transformar.

Também é implícito que humanos que sejam descendentes distantes de Saiyajins, são capazes de obter tal transformação, embora para isso é necessário algum método especial, como desejar a Shenlong para desbloquear tal poder.

Na fanfic The King of Cartoons, personagens sem um pingo de sangue Saiyajin são capazes de atingir essa forma, porem, essas pessoas são exceções especiais. Vinix foi o primeiro não-Saiyajin a atingir a transformação, após presenciar a morte de Angeline Stars nas mãos de Chicória. O motivo de Vinix ser capaz de atingir essa forma é pela sua vantagem como Rei dos Desenhos, onde são conhecidos por facilmente assimilar os poderes do herói que mais admira, no caso de Vinix era Goku.

Leo foi o segundo humano puro a atingir a transformação, onde ele pediu para Shenlong a capacidade de atingir as transformações Super Saiyajin, isso só foi possível graças ao fato de Vinix ter também atingido a transformação, dando a Leo como Best Friend o potencial de complementar o trabalho em equipe com Vinix.

Vicious foi o terceiro humano puro a atingir a transformação, embora o motivo por trás disso seja desconhecido, claramente é o mesmo fator que permite Vicious a utilizar as mesmas técnicas Vinix.

Visão Geral

A primeira transformação Super Saiyajin ocorre quando um Saiyajin, que atingiu um nível muito elevado de energia se perde em um impulso de raiva. No entanto, a transformação deve ser desencadeado em resposta a uma grande necessidade, sendo um exemplo o caso de Goku para derrota Freeza. Embora a mudança física não é demasiada drástica para além de um ligeiro aumento na massa muscular, o aumento da saída de energia é colossal; A transformação aumenta 50x vezes a quantidade normal de energia do indivíduo. Ao contrário do Kaio-Ken, que enfraquece o usuário após um curto período de tempo, Super Saiyajin não esgota o usuário, a menos que ele use por um período prolongado de tempo.

A transformação tem um efeito perceptível sobre a personalidade do Saiyajin. Qualquer Saiyajin que se encontrava no lado do bem inicialmente torna-se cruel e cheio de raiva, e qualquer Saiyajin que já era impiedoso desde o inicio tem sua crueldade amplificada. Primeiro isso é demonstrado quando Goku se transformou Super Saiyajin, quando ele passou de um calmo lutador para um guerreiro vingativo focado somente em vingar seu amigo assassinado, Kuririn.

Mais tarde, quando Vegeta se tornou um Super Saiyajin, ele tornou-se ainda mais cruel, obcecado em derrotar os Androids por si mesmo, uma mudança drástica de seu estilo inteligente que demonstrou demonstrou na saga Saiyajin e Namekusei. Gohan se torna um Super Saiyajin, enquanto treina na câmara do tempo, mas consegue recuperar o controle de suas emoções antes de sair do local. No entanto, a raiva amplificada em um Super Saiyajin experiente resultou em um Super Saiyajin 2.

A mudança física mais notável é que o cabelo do Saiyajin torna-se na cor dourada e parece esticar-se para cima, dando-lhe uma aparência de chama. Isso se aplica a todos os cabelos do Saiyajin, incluindo o cabelo do couro cabeludo, sobrancelhas e o pelo em suas cauda. A cor natural do olho muda temporariamente para verde, os músculos ficam um pouco mais definidos, e o tom de pele (e roupas) torna-se mais leve devido principalmente à produção de energia e luz da aura dourada. Como os poros naturais do corpo são abertos com a transformação, o excesso de energia é irradiada a partir do corpo, sob a forma de uma aura em forma de chama. Há também uma alteração na personalidade, onde o Saiyajin torna-se muito agressivo e mais propenso a agir por impulso.

Poder e Uso

A forma Super Saiyajin multiplica o poder do Saiyajin 50x o seu valor normal. A forma foi adiquirida pela primeira vez por Goku depois de testemunhar a morte do seu melhor amigo, Kuririn, nas mãos de Freeza. Nesta forma, o poder de Goku ultrapassa grosseiramente o tirano maligno, uma façanha mais que impressionante visto que antes da transformação, Goku não era páreo para ele, mesmo com o Kaio-ken multiplicando seu poder em 20 vezes. Na luta contra a súbita explosão de força e poder de Goku, Freeza utiliza 100% do seu poder, apenas metade disso era necessário para parar um Kamehameha de Goku com Kaio-ken x20. Embora ele parecia estar ganhando, enquanto Goku mal revidava, ele perde a fé quando ele percebe que seus ataques não estavam mais sendo efetivos, com Goku simplesmente revidando seus golpes mais esforçados. Isto é evidente, porque em seu 100% da sua forma final, Freeza tinha ganhado força e velocidade, mas também ganhou maior consumo de energia ao ponto onde seu corpo ferido já não podia lidar com a quantidade de energia que ele estava controlando.

Níveis prematuros e avançados

Na saga Cell e em vários filmes, é mostrado diversas variações do Super Saiyajin antes da possibilidade de atingir o Super Saiyajin 2. Muitas delas trazem tanto vantagens quanto desvantagens, ao ponto da melhor solução acaba sendo dominar a transformação normal ao invés de partir para estas variações.

Abaixo a lista delas:

  • Ultra Super Saiyajin - Um avanço ainda mais forte no poder do Super Saiyajin, no entanto carece de velocidade com o aumento do tamanho muscular que restringe o movimento.
  • Full-Power Super Saiyajin - O estado de perfeição mental e física da própria transformação Super Saiyajin, em vez de um estágio avançado.
  • Legendary Super Saiyajin - Um nível de Super Saiyajin que amplia a capacidade de força do seu usuário, sem consequências inconvenientes. Broly é o único usuário dessa variante do Super Saiyajin.
Advertisement